top of page

Dom Leomar Brustolin dá sequência ao Retiro Espiritual de Quaresma

  • Foto do escritor: vicariatodecanoas
    vicariatodecanoas
  • 9 de mar. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 10 de mar. de 2020


O Vicariato de Canoas realizou o segundo dia do Retiro Espiritual de Quaresma com a presença de Dom Leomar Brutolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

O encontro realizado no dia 8 de março (domingo), às 17h na Paróquia São Paulo Apóstolo em Canoas, reuniu os fiéis das diversas paróquias de nosso vicariato: Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. O retiro que foi dividido em três dias (1º, 8 e 15 de março), deu sequência no segundo dia com uma meditação, seguida da celebração eucarística.

Em sua meditação, Dom Leomar refletiu sobre o Jejum e a importância do Jejum como remédio, reconhecendo que o jejum vai muito além de simplesmente diminuir ou eliminar algum alimento ou bebida.

Dom Leomar iniciou a meditação refletindo as leituras da celebração da Quarta-Feira de Cinzas:

Primeira Leitura (Profecia de Joel 2,12-18):

"Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo'. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia; congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: 'Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem.' Por que se haveria de dizer entre os povos: 'Onde está o Deus deles?' Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo."


Salmo (Salmo 50):

Vídeo: Benjamim Rossato


Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18):

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está es."


Após a leitura, Dom Leomar comparou o jejum ao nosso corpo, dividindo-o em três partes, referindo-se a três tipos de animais: o Boi, o Leão e a Águia. E disse: "Através do jejum devemos escutar o nosso corpo (boi), os nossos sentimentos (leão) e a nossa razão (águia). Devemos manter o equilíbrio do nosso ser, pois ele é a chave da sensatez e o jejum nos ajuda a equilibrar, controlar a nossa vida, sendo ela na comida (boi), na emoção (leão) ou em não ver os sofrimentos dos outros, por nos acharmos melhores (águia)." E reforçou: "para não perder a vida devemos manter o equilíbrio".

Segundo o bispo devemos jejuar para nos aproximar de Deus e do próximo, mas devemos cuidar os exageros, pois Jejum não é sacrifício, mas uma forma de aproximação à Deus. Seguindo o profeta Joel 'devemos rasgar o nosso coração e deixar-se amar por Deus'.

No final de sua meditação foi lida e meditada a carta do papa Leão Magno, "Jejum no sermão do papa São Leão Magno", onde Dom Leomar destacou alguns pontos principais dando enfase que o jejum nos ajuda a enfrentar uma batalha contra as forças do maligno: espirituais e corporais. Devemos jejuar para nos desintoxicar do egoísmo, da ganancia e de tantos outros males do mundo. Ao final da leitura da carta, Dom Leomar questionou a todos os presentes sobre nosso compromisso com Deus: Qual o ponto que quero melhorar? Que seja algo que exija de você um sacrifício, mas não esqueçam: 'sacrifício não é sofrimento, é algo que vai me transformando'. E acrescentou o texto do papa São Leão Magno:

"[...] lembremos de nossa fraqueza que nos leva a cair facilmente em toda sorte de delito, evitemos negligenciar este remédio primordial a este meio muito eficaz de curar nossas feridas. Perdoemos, para que sejamos perdoados (Lc 6,3); façamos o favor que solicitamos e procuremos não nos vingar, nós que imploramos ser perdoados. Não passemos perto do pobre, permanecendo surdos às suas súplicas, mas com carinhosa bondade sejamos misericordiosos para co os indigentes, para que mereçamos conseguir misericórdia por ocasião do julgamento." (Carta São Leão Magno)


No encerramento, Dom Leomar, convidou a todos para pegar um pão e um copinho de água, símbolos do encontro, para nos lembrar do compromisso do jejum como remédio para nos aproximar de Deus.


Após a meditação deu-se inicio a Celebração Eucarística presidida por Dom Leomar Brustolin, juntamente com os demais sacerdotes, diáconos e todos os fiéis presentes no retiro, onde em sua homilia (partilha) refletiu sobre as leituras do 2º domingo da Quaresma (Ano A - 2020), dizendo que um homem muito sábio e temente a Deus deixou-se escutar e acreditou na promessa feita, realizando a vontade do Pai, mas ele só acreditou porque escutou, referindo-se a primeira leitura (Gênesis 12,1-4a) onde Abraão deixou sua terra e partiu como o Senhor lhe havia dito e a leitura do evangelho (Mateus 17,1-9) onde Jesus Cristo convida três de seus amigos para subirem uma alta montanha, onde foi realizada a transfiguração do Senhor. Reforçou que as figuras de Moisés e Elias junto à montanha representam a Lei e os Profetas, junto ao Cristo. O Espírito Santo é simbolizado pela nuvem ou neblina, assim como a sombra que cobriu Nossa Senhora no dia da anunciação, todos esses são figuras que podemos ver, humanamente ou por símbolos, mas o Pai ninguém consegue ver, apenas O escutar, porque a função humana é aprender a escutar a voz de Deus, disse Dom Leomar e questionou a todos: Em nossa oração o que fazemos? Pedimos ou escutamos à Deus?. Confirmou que Deus muitas vezes não nos diz o que queremos, mas sim o que temos que fazer, pois ele sabe o que merecemos, nossas fragilidades e até onde vai o nosso limite. Ainda, referiu-se ao Corona Vírus, dizendo que a vida é muito curta e não devemos perder tempo com as coisas, mas aprender as coisas de Deus. Dom Leomar encerrou sua homilia contando uma pequena história de São Francisco de Assis, onde ele não sabia qual a vontade de Deus em sua vida e se questionava muitas vezes em seus pensamentos: "Senhor o que tu queres que eu faça? Devo pregar a Boa-Nova ou rezar?" Dom Leomar encerrou, dizendo: Devemos fazer os dois: anunciar a palavra e rezar, mas acima de tudo devemos nos silenciar e escutar a voz de Deus.


Para o terceiro dia do Retiro Espiritual de Quaresma, com a presença de Dom Leomar Brustolin, refletiremos sobre a Caridade e a Esmola, e haverá após o retiro uma confraternização partilhada, pedimos trazer um prato de doce ou salgado. Todos são convidados a participar no próximo domingo dia 15 de março, a partir das 17 horas na Paróquia São Paulo Apóstolo em Canoas.

Confira como foi o primeiro dia do Retiro Espiritual de Quaresma: Clique Aqui!

 
 
 

Comments


©2020 por Vicariato de Canoas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page