Dom Leomar Brustolin inicia Retiro Espiritual de Quaresma
- vicariatodecanoas
- 2 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2020

O Vicariato de Canoas realizou o primeiro dia do Retiro Espiritual de Quaresma com a presença de Dom Leomar Brutolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
O encontro realizado no dia 1º de março (domingo), às 17h na Paróquia São Paulo Apóstolo em Canoas, reuniu os fiéis das diversas paróquias de nosso vicariato: Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. O retiro que foi dividido em três dias (1º, 8 e 15 de março), iniciou no dia primeiro com uma meditação, seguida da celebração eucarística e após uma confraternização partilhada no salão paroquial.
Em sua meditação, Dom Leomar refletiu sobre a Oração e a importância de Discernir os sinais, reconhecendo os sofrimentos do nosso tempo em nosso próprio coração e prece, para que o discernimento dos sinais favoreçam-nos para viver e anunciar Jesus Cristo, baseado na passagem bíblica de Mateus 16,1-4:
"Os fariseus e os saduceus achegaram-se a Jesus para submetê-lo à prova e pediram-lhe que lhe mostrasse um milagre do céu. Ele lhes respondeu: 'Quando vem a tarde, dizeis: Haverá tempo bom, porque o céu está avermelhado. E de manhã: Hoje haverá tormenta, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas! Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? Essa raça perversa e adúltera pede um milagre! Mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas!' Depois, deixando-os partiu."
Após a leitura solicitou um pequeno grupo para colocarem alguns grãos de incenso no braseiro, sem fogo, e vendo que nada aconteceu refletiu a importância de não termos medo de arriscas a nossa vida, perder, queimar em Deus, pois assim muitas figuras bíblicas ouviram a frase "Não temas", acreditaram e confiaram, como Maria, Abraão, Moisés, José, Pedro e tantos outros. Não tenhamos medo de nada, confie no Senhor. Deus não nos ama porque somos santos, ele nos ama para nos santificar. Tudo passa, só Deus basta, disse Dom Leomar.
"Precisamos ter um olhar de discípulo para discernir entre os acontecimentos, nas exigências e nas aspirações de nossos tempos[...], quais sejam os sinais verdadeiros da presença ou dos desígnios de Deus" (Gaudium et Spes n. 11).
"Trata-se de educar-se para ter o olhar do discípulo missionário que se nutre na luz e da força do Espírito Santo." (Evangelii Gaudium n. 50).
No final de sua meditação convidou a todos para praticar alguns exercícios espirituais, sendo neste primeiro encontro a oração. Durante este retiro procura aprofundar sua experiência do encontro com o Senhor. Quando for difícil se concentrar e quando o 'demônio' da distração lhe atacar, podes seguir a sugestão do Peregrino Russo: Permaneça sentado no silêncio e na solidão, inclina a cabeça, fecha os olhos, respira mais devagar, olha pela imaginação, para o interior de teu coração, concentra tua inteligência, isto é, teu pensamento da tua cabeça pra o teu coração. Dize ao respirar: 'Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim!' Esforça-te para afastar todos os pensamentos, sê paciente e repete muitas vezes esse exercício. E reza... (GAUVAIN, Jean. Relatos de um peregrino russo, 12ª ed. São Paulo: Paulus, 2006, p. 23).
Dom Leomar no final de sua meditação ensinou uma fórmula de oração para rezar ou cantar a Deus todos os dias pela manhã, principalmente neste tempo de Quaresma:
"Pai eu te adoro, te ofereço a minha vida, como eu te amo. Jesus Cristo eu te adoro, te ofereço a minha vida, como eu te amo. Espírito Santo eu te adoro, te ofereço a minha vida, como eu te amo. Trindade Santa eu te adoro, te ofereço a minha vida, como eu te amo."
Vídeo: Zuleica Niederauer Leote
No encerramento, Dom Leomar, convidou a todos para pegar um grão de incenso e um por um a colocarem no braseiro agora com fogo aceso, onde refletiu que Assim como não se põe o incenso em carvão apagado, não adiante a celebração litúrgica sem uma verdadeira oração individual. O desejo espiritual é como o fogo, a oração individual faz a pessoa se abrasar nesse fogo. Então, quando as brasas estão acesas, se põe o incenso da liturgia e se realiza a oração comunitária.
Após a meditação deu-se inicio a Celebração Eucarística presidida por Dom Leomar Brustolin, juntamente com os demais sacerdotes, diáconos e todos os fiéis presentes no retiro, onde em sua homilia (partilha) refletiu sobre as leituras do 1º domingo da Quaresma (Ano A - 2020), dizendo que o maior pecado é não escutar a voz de Deus. Se Adão fracassou no paraíso, Jesus venceu no deserto, referindo-se a primeira leitura (Gênesis 2,7-9; 3,1-7) onde o pecado de Adão e Eva entrou no mundo e a leitura do evangelho (Mateus 4,1-11) onde Jesus Cristo é conduzido pelo espírito para ser tentado no deserto. Reforçou que as tentações de Jesus são muito atuais em nossos dias. A primeira tentação é a do materialismo, onde devemos cuidar para não cair na falsa relação com a realidade e com os bens materiais. Devemos vencer as tentações das coisas. A segunda tentação é em relação à Deus. Não podemos obrigar a Deus para que realize os nossos desejos, mas que seja feita a vontade dele. A terceira tentação é a do poder e do domínio sobre as pessoas, o poder do aparecer e do ter. Devemos ter um olhar para a realidade humana, como a Santa Dulce do Pobres, referindo-se à Campanha da Fraternidade deste ano, devemos ter compaixão, colocar-nos no lugar do outro, cuidar da vida e do próximo seja ele perto ou longe. Peçamos ao Senhor o dom da compaixão. Dom Leomar encerrou sua homilia contando uma pequena história, onde devemos nos colocar no lugar do outro para entender a vontade de Deus, dizendo: Quanto mais pensamos nos outros, mais os problemas desaparecem.
Para o segundo dia do Retiro Espiritual de Quaresma, com a presença de Dom Leomar Brustolin, refletiremos sobre o Jejum, por isso não será realizado a confraternização partilhada após a Celebração Eucarística. Todos são convidados a participar no próximo domingo dia 8 de março, a partir das 17 horas na Paróquia São Paulo Apóstolo em Canoas.
Comments