Seminarista Pedro Kaufmann é ordenado Diácono na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Canoas
- vicariatodecanoas
- 25 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

O seminarista Pedro Luís da Rosa Kaufmann, 26 anos, recebeu na noite de sexta-feira (22) o primeiro grau da ordem, na celebração realizada na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Canoas. A Santa Missa foi um momento especial para a comunidade, que participou da ordenação diaconal de um de seus filhos na noite de abertura da novena em honra à padroeira. O bispo ordenante foi Dom Juarez Albino Destro, referencial do Vicariato de Canoas. Concelebrou o bispo auxiliar Dom Darley José Kummer, o clero da Arquidiocese. Seminaristas, religiosos e diáconos permanentes também participaram deste bonito momento na vida da Igreja. O diácono Pedro Kaufmann irá servir junto às comunidades das paróquias Santa Luzia e Santa Cruz, ambas localizadas na zona sul de Porto Alegre.
A Missa de Ordenação Diaconal lotou a paróquia Nossa Senhora das Graças, que disponibilizou uma área externa com telão para que mais fiéis pudessem acompanhar de perto este momento especial para a Arquidiocese. Fiéis das paróquias onde o diácono realizou pastoral durante o período de seminarista marcaram presença.
Palavras de Dom Juarez
Dom Juarez Albino Destro em sua homilia dirigiu-se ao diácono Pedro e sua família destacando a importância deste momento. “Foram tantos anos de estudo, não é mesmo Pedro? Já sabe tudo sobre o diaconato, mas sempre há algo novo para aprender. Este ministério, tanto o diácono permanente como o transitório, tem como centro o serviço. Todos nós, bispos e padres, continuamos sendo diáconos, não se perde este ministério.”
O bispo referencial do Vicariato de Canoas frisou a importância da postura do diácono. “O ministério é para sempre. Você chegou até aqui e está disposto assumi-lo 24 horas, sempre disposto a servir. O lema escolhido por ti [Pedro] ‘Ai de mim se não pregar o evangelho’. Esta é uma das dimensões do diácono, todos nós devemos anunciar à Palavra. Também a dimensão da Liturgia, mas não esqueçamos a dimensão da Caridade.”
Mensagem do diácono
O diácono Pedro Kaufmann também dirigiu algumas palavras após ser ordenado: “Em primeiro lugar louvo a Deus, que me sustenta e me guia, moldando meu coração como um Discípulo. Lembro da minha família, base de fé e de amor, que sempre esteve ao meu lado. Agradeço ao meu pai por me ensinar a ser um homem íntegro. Mãe, tua palavra de incentivo, especialmente nos momentos mais difíceis, sempre foi luz no meu caminho. A minha irmã que trouxe leveza para a minha vida”.
O diácono também recordou todas as paróquias por onde passou como seminarista, entre as quais Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba; Nossa Senhora das Graças, em Gravataí; Nossa Senhora da Saúde, em Porto Alegre; Equipe Kairós; Nossa Senhora das Graças, em Porto Alegre; Menino Jesus de Praga, em Porto Alegre; Santa Hedviges, em Alvorada, local onde viveu o período de síntese vocacional. “Foi ali [na Santa Hedviges] que compreendi de forma concreta o que significa ser padre e o quanto devo me esforçar para refletir o rosto de Cristo.”
acompanhe como foi, pelo Link da transmissão da ordenação:
Comments