top of page
Foto do escritorvicariatodecanoas

Semana Nacional da Vida Consagrada 2020

(Texto: CNBB / Edição e acréscimos: Patricia Damaceno - ASCOM POA)


E pela primeira vez, dentro do Mês Vocacional, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) irá realizar a partir da próxima semana, dedicada à vida religiosa, a Semana Nacional da Vida Consagrada, com o tema “Amados e Chamados por Deus”, o mesmo dedicado ao mês vocacional.

Segundo a presidente da CRB, irmã Maria Inês, a iniciativa foi pensada não somente para celebrar no terceiro domingo de agosto, o dia do/a religioso/a, como também destinar toda a terceira semana para celebração, formação e divulgação da vocação à vida consagrada.

A Semana da Vida Consagrada irá ocorrer de 16 a 22 de agosto, e em seu decorrer, a CRB preparou quatro momentos à nível nacional, “isto porque também as 20 seções regionais estarão fazendo cada uma a sua programação”, explica irmã Maria Inês. O primeiro momento será a missa de abertura no dia 16, domingo, às 15h, que será celebrada na Catedral Metropolitana de Brasília, e terá a participação de um número restrito de religiosos por causa do tempo de pandemia vivido. Por conta disso, a missa também será transmitida nas redes sociais da CRB (Facebook e Youtube).


Dia 17 - às 16h, haverá a  live com o tema “A relevância da vida consagrada nos tempos atuais”. Para este momento participarão o cardeal prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz; o bispo referencial para a vocação cristã, dom João Inácio Muller e a presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro.

Dia 19 - das 20h às 21h30, haverá uma análise de conjuntura  com  o  tema “Diálogos Formativos: o  Chamado de Deus  diante  das Circunstâncias atuais”, que contará com a assessoria do Moisés Sbardelotto, doutor em Comunicação.


Dia 21 - das 20h às 21h30, haverá mais um  momento formativo  com  o frei Vanildo Luís  Zugno, com o tema “Diálogos Formativos: Os Conselhos Evangélicos à luz do Sínodo  da Amazônia”.

Todas as lives poderão ser acompanhadas no Facebook e Youtube da CRB.

Alegria em ser consagrada

O portal da CNBB também conversou com a irmã Maria Inês sobre a alegria de ser consagrada. Para ela, que iniciou sua caminhada vocacional muito jovem, com ânimo, no ardor da própria juventude, a alegria é servir aos irmãos especialmente os mais pequeninos, pobres e vulneráveis. “Ingressei na Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino e hoje, tendo já celebrado o meu Jubileu de Ouro como consagrada,  o sentido é de imensa gratidão ao Senhor, por ter-me chamado e sustentado até aqui”, afirma.

Muitas vezes, em muitas ocasiões, irmã Maria Inês contou que vieram grandes tribulações, desejo de abandonar a caminhada,  as incompatibilidades e desafios na missão, seja no Brasil ou em Angola (África) onde foi missionária, mas, sempre a graça de Deus a sustentou e Ele a fortalecia e renovava sua coragem de segui-lo. “Hoje vivo e viverei em ação de graças. Meu louvor é ao Senhor, pois sei que me dará força e coragem na tribulação em todos os dias da minha vida. Ele disse aos discípulos em alto mar: “Coragem, sou Eu, não tenham medo”(Mt 14,27)”, finalizou a presidente da CRB.

Em Roma

Em Roma, padre Jaime Carlos Patias, do Conselho Geral dos missionários da Consolata em membro do Grupo RBR -, disse à rádio Vatican News "temos um grupo que se chama – Religiosas/ Religiosos Brasileiras/os em Roma, (RBR). Não somos um Regional, mas nos reunimos periodicamente para diversas atividades. Atendendo ao convite da Irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, percebemos que, também nós deveríamos realizar algum evento aqui em Roma". No domingo (16), na Praça São Pedro, o grupo se reunirá para rezar com o Papa Francisco a oração do Ângelus pela Vida Consagrada. "Faremos esse gesto, em comunhão com a CRB e toda a Vida Consagrada no Brasil", disse padre Jaime.


Mais de 50 religiosas e religiosos já confirmaram presença na Praça São Pedro. São brasileiras/os que trabalham em suas congregações, as quais têm sede aqui em Roma. Superioras/es Gerais, conselheiras/os Gerais e outros que realizam diferentes serviços nas suas respectivas congregações.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page