No dia 15 de agosto um temporal atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre causando inúmeros prejuízos em diversas cidades. Localizada no bairro Estância Velha, em Canoas, a paróquia Santa Luzia teve parte do telhado do templo demolido. As três camadas do teto foram atingidas, a primeira com placas de isopor, a segunda de PVC, além do telhado propriamente dito.
O Pe. Diego Garcia, pároco da Santa Luzia, lembra que no dia temporal chovia dentro da igreja e do salão paroquial. Uma estrutura de metal com uma estrela guia natalina, que ficava na parte mais alta do telhado, foi totalmente destruída. “A obra da reforma está orçada em R$ 150 mil. Para quem quiser colaborar disponibilizamos a chave Pix santaluzia.canoas@arquipoa.org.br.”
As celebrações das missas – terça e sexta-feira às 20h, sábado às 18h e domingo às 8h e 9h30 - já foram retomadas, mas são realizadas no salão do Centro Catequético, local que é usado também pelo grupo de jovens, pelos idosos e para a realização de oficinas.
A atual estrutura da paróquia Santa Luzia tem 48 anos. Além da matriz integram a região mais quatro capelas distribuídas pelo bairro Estância Velha. O Pe. Diego salienta que a proximidade dos cemitérios no município faz com que a procura dos fiéis aumente bastante. “Também recebemos muitos moradores do bairro Olaria. Cada celebração recebe de 150 a 200 pessoas”, disse.
A paróquia também realiza um trabalho de acompanhamento de famílias vulneráveis, além de oferecer oficinas de trabalhos manuais como costura, fuxico, bordado e crochê, que tem como objetivo oferecer às pessoas uma alternativa de renda.
Com informações do Diário de Canoas
Comments