top of page

"Deus me chamou no silêncio"

  • Foto do escritor: vicariatodecanoas
    vicariatodecanoas
  • 22 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Naqueles dias, Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. (1Sm 3,3-4)

Meu nome é Lucas, sou da Paróquia Santa Maria Goretti de Canoas. Lembro que a primeira vez que eu participei de uma missa na minha comunidade foi acompanhado da minha avó. Talvez eu até não entendesse muito o que estava acontecendo, mas foi algo importante na minha vida. Um pouco mais tarde comecei a catequese de comunhão e, em uma tarde de quinta-feira, recebi um convite para ser um coroinha. Eu não fazia ideia do que um coroinha fazia, mas eu queria ser um. Vale ressaltar a importância na minha caminhada de fé através deste convite, pois desde aquele dia nunca mais me afastei da Igreja. Obrigado Ana Zanatta por este convite.


Cresci em tamanho, fé e curiosidade. Servi como coroinha por alguns anos, fiz minha Primeira Comunhão, recebi o Crisma, entrei para o grupo de jovens da minha comunidade e lá fiquei por um bom tempo, sempre participando das demais atividades da comunidade. Em 2016 recebi o mandato para o Ministério Extraordinário da Comunhão e em 2019 o mandato para o Ministério Extraordinário das Exéquias. Sempre fui muito ativo e servi onde pudera ajudar. Meu pároco Pe. Celso sempre me orientou e incentivou a crescer em maturidade e em fé.


Pois bem, 2020 começou um tanto diferente. Em janeiro eu viajei para Portugal e morei lá por meio ano. Criei coragem de abrir mão da minha vida profissional, do convívio com família e amigos para viver uma nova experiência. Para minha surpresa em 30 dias começamos a viver uma Pandemia. No inicio tirei um “tempo extra” para ficar em casa, mas após algum tempo começou a inquietação. Vivi minha quaresma em silencio, sozinho e afastado de todos que conhecia. Deus chama Samuel a noite, enquanto ele dormia, sozinho e quieto, afastado dos outros. Assim Deus fez comigo. No momento em que mais estive afastado do mundo que eu estava acostumado, em que os ruídos e preocupações diárias já não me incomodavam, aí eu consegui ouvir a Deus com mais clareza.

Lembro de ir na Igreja da cidade onde eu morava em Portugal para rezar o terço no horário da missa (já que não haveria missa pela cidade estar em quarentena). Em um certo momento percebo que os dois padres daquela paróquia começam a desinfetar os bancos da Igreja para que as pessoas que iriam rezar estivessem protegidas. Sozinhos e alegres os padres limpavam os bancos. Após alguns longos minutos eles largam os panos, sentam defronte o Sacrário e começam a rezar. Rezar pela sua comunidade, pela saúde do mundo, rezar! Aquele momento me emocionou e me deu ainda mais certeza da vocação que eu deveria seguir. Após muita oração conversei com meu pároco e decidi voltar para o Brasil e ingressar no Kairós e melhor discernir minha vocação. Muito ansioso e feliz entrarei em fevereiro deste ano no Propedêutico, no Seminário Menor de Gravataí.


Assim como Samuel, Deus continuando chamando a cada um de nós para bem viver nossa vocação. É necessário parar, se afastar, ficar em silêncio, rezar, rezar mais, conversar com o seu pároco e discernir aquilo que Deus quer para que, quando Deus sussurrar nosso nome, nós possamos falar: Senhor, aqui estou.

Comments


©2020 por Vicariato de Canoas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page