top of page
Foto do escritorvicariatodecanoas

Dom Jaime Spengler celebra Missa em Altamira (PA)



O arcebispo Dom Jaime Spengler celebrou no dia (26) a Missa no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no município de Altamira (PA), a transmissão foi pelo perfil da diocese de Xingu-Altamira no Facebook. https://www.facebook.com/DioceseXingu/ Na ocasião foi apresentado à comunidade o padre Tiago Ávila Camargo, que servirá ao povo de Deus no município de Porto de Moz, na paróquia São Braz, e o seminarista Darlan Schwaab, que realizará o seu ano de pastoral após concluir o curso de Teologia.

A diocese de Xingu-Altamira é Igreja-Irmã da Arquidiocese de Porto Alegre. O território é composto por 12 paróquias e cinco Áreas Pastorais, situadas em dez municípios. Na diocese estão incardinados dez padres, mas o total dos sacerdotes que trabalham somados os religiosos e os de experiência missionária como convênio Igreja-Irmã chega a 24.

A cidade de Altamira é a sede da Diocese, com pouco mais de 115 mil habitantes. O município é o mais extenso em território no Brasil com 159.533 km² - para se ter uma ideia todo o Estado do Rio Grande do Sul tem pouco mais de 282 mil km². Com dez municípios na diocese, o mais distante de Altamira é Gurupá, que fica a 209 quilômetros, mas não se engane. A viagem entre as duas cidades pode levar até dois dias, pois parte pode ser feita por via terrestre, mas a chegada até Gurupá precisa ser feita de barco. Como comparação, o município mais distante de Porto Alegre na Arquidiocese é Cristal - 151 quilômetros da Capital.

O Projeto Igrejas Irmãs foi criado pela CNBB em resposta ao apelo dos bispos da Amazônia, reunidos em Manaus no ano de 1972. A Arquidiocese de Porto Alegre aderiu ao projeto e, em 1973, abraçou a então Prelazia do Xingu, enviando três padres: padre Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos, padre Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu, em 2004, e foi sepultado "junto a seu povo no Brasil Novo", na Transamazônica, e o padre Alírio Bervian, que chegou a Altamira em 1973 e permanece lá até hoje. O padre João Carlos Andrade da Silveira – Padre Joca – esteve em missão na Paróquia Santa Luzia, no município de Anapu, e retorna para a Arquidiocese de Porto Alegre para ser pároco nas paróquias Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima, em Canoas. A posse está marcada para os dias 18 e 19 de fevereiro respectivamente.



8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page