Apresentação de Dom Walmor
As palavras de Jesus Mestre são fortes, diretas, sem margens para manipulações: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Espera-se, pois, sobretudo dos discípulos de Cristo, irrenunciável compromisso com o caminho, com a verdade e com a vida. Esse compromisso é frontalmente incompatível com a disseminação de fake news. Não se constrói a boa política, bem definida pelo Papa Francisco – aquela comprometida com o
bem comum – sobre os alicerces da mentira. Por isso mesmo, sempre desconfie de quem dissemina inverdades, buscando a via da destruição, do desrespeito, das manipulações. Sabe-se que neste tempo de tantas facilidades tecnológicas, muitos se valem das ferramentas digitais para disseminar mentiras, destruir reputações. Sabe-se também que existem muitos recursos para reconhecer o que é verdade ou mentira.
Neste contexto, espera-se dos autênticos discípulos de Jesus um rigoroso discernimento
sobre o que compartilhar. Seguir os passos da verdade, do Mestre Crucificado-Ressuscitado, é incompatível com um agir descompromissado, que faz circular o mal na forma de enunciados. Desejo que possamos trabalhar juntos para que a nossa fé inspire sempre a atitude ética de, incansavelmente, se buscar a verdade, pois somos discípulos da verdade, do caminho, da vida, seguidores do mestre Jesus. Em comunhão de preces e ajudando a política melhor e necessária.
Belo Horizonte, 12 de maio de 2022
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB
Comments