top of page
  • Foto do escritorvicariatodecanoas

A emoção de ser nomeado bispo!

Acompanhe a trajetória de Monsenhor Maurício Jardim, sobre sua caminhada, "no início não foi fácil para que todos entendessem que se tratava de uma vocação".

Sobre a Missão em Moçambique

Entre os anos de 2008 e 2012, o Monsenhor Maurício Jardim exerceu o ministério em Moçambique. “O apelo para Missão Ad Gentes veio através de um retiro orientado por Dom Jaime Kohl, bispo de Osório e, na ocasião, referencial do Conselho Missionário Regional da CNBB, responsável pelo projeto Igrejas Solidárias do Sul 3. Na época, a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique, estava necessitando de um padre para ação missionária em duas paróquias por um período de três anos. Em diálogo com Dom Dadeus Grings [arcebispo emérito de Porto Alegre], coloquei-me à disposição para ser enviado pelo Regional Sul 3 para este serviço missionário. O Arcebispo então com generosidade e espírito de cooperação com a missão universal disse: ‘Quem somos nós para ir contra o Espírito Santo?'".

O apoio de Dom Dadeus, conta Padre Maurício, foi fundamental para embarcar na nova missão. “Foram três anos e seis meses de intensa vida missionária, assumindo duas paróquias com 140 comunidades. Um tempo fecundo para redescobrir a vocação missionária recebida desde o batismo e na configuração a Cristo missionário do Pai e bom pastor, através da ordenação sacerdotal. Em Moçambique aprendi uma nova língua com seus desafios culturais de inserção na caminhada pastoral daquela Igreja local que até hoje necessita de nossa presença missionária.”

O tempo na África foi de aprendizado na caminhada do sacerdote. “Aprendi nesta experiência missionária, que se tornou um projeto para toda vida, que a Missão é de Deus e não se restringe ao âmbito da pastoral ordinária das Igrejas particulares, mas é universal, conforme o mandato de Jesus para ir a todos os povos, até os confins do mundo. Creio que esta vivência missionária enriqueceu minha identidade de presbítero diocesano e a Arquidiocese de Porto Alegre que me enviou.”

137 visualizações0 comentário
bottom of page