Fonte: CNBB Sul 3
A Comissão Pastoral da Terra do Regional Sul 3 da CNBB e a Diocese de Santa Cruz do Sul, decidiram em reunião ampliada no último dia 12, pelo adiamento da 44ª Romaria da Terra, em virtude da pandemia do Covid-19. A Romaria, que aconteceria no dia 16 de fevereiro de 2021, agora será realizada no dia 1º de março de 2022.
O encontro definiu também que a 44ª Romaria da Terra será realizada no município de Ilópolis e que no dia em que aconteceria a romaria, em 16 de fevereiro de 2021, a “CPT/RS fará uma programação especial, FÓRUM VIRTUAL, abordando o tema e o lema da Romaria, sua história de 44 anos, conjuntura agrária e agrícola, agricultura familiar, agroecologia, sementes crioulas, momento cultural, entre outros.
Confira, a seguir, a carta publicada pela CPT-RS:
Porto Alegre, 13 de agosto de 2020
Da: Comissão Pastoral da Terra/RS Da: Diocese de Santa Cruz do Sul
NOTE DA COORDENAÇÃO AMPLIADA DA 44ª ROMARIA DA TERRA
Assunto: Adiantamento da 44ª Romaria da Terra
Prezados irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem!
O objetivo desta é partilhar algumas reflexões e encaminhamentos que a Comissão Pastoral da Terra e a Diocese de Santa Cruz do Sul estão fazendo conjuntamente, em vista da 44ª ROMARIA DA TERRA DO RS.
Diante da realidade atual de Pandemia da COVID-19, a Coordenação Ampliada da 44ª Romaria da terra decidiu ADIAR A ROMARIA PRESENCIAL PARA 1º DE MARÇO DE 2022, sendo que no dia 16 de fevereiro de 2021 (Terça-Feira de Carnaval), a CTP/RS fará uma programação especial, FÓRUM VIRTUAL, abordando o tema e o lema da Romaria, sua história de 44 anos, conjuntura agrária e agrícola, agricultura familiar, agroecologia, sementes crioulas, momento cultural, entre outros.
Essa decisão de adiar a Romaria foi tomada mediante os seguintes fatos:
1º) Desde dezembro de 2019, até o momento, já fizemos um encontro presencial, em Santa Cruz do Sul e quatro encontros virtuais (online), resultando na escolha da Paróquia São Paulo Apóstolo, no município de Ilópolis, região italiana, o local da 44ª Romaria da Terra para o ano de 2022.
2º) A partir de março de 2020, fomos surpreendidos por uma nova realidade, ou seja, a Pandemia do Coronavírus (COVID-19).
3º) Várias foram as análises que fizemos dessa realidade e suas consequências para a realização de um evento do porte da Romaria da Terra, já que o afastamento das pessoas é o mais indicado para evitar a proliferação do vírus.
4º) Estamos seguindo as orientações dos responsáveis pela saúde pública e não vamos fazer atividades que comprometam o enfrentamento e erradicação do vírus.
5º) Estamos fazendo atividades à distância, como escolha e o lema da romaria.
6º) Temos consciência de que a Romaria da Terra deve seguir se caminho e sua tradição, por ser indispensável na agenda e no calendário das Pastorais Sociais, na caminhada da Igreja - do Povo de Deus e da Terra, dos movimentos sociais populares e da juventude do RS.
Sendo o que tínhamos no memento, saudamos na paz do Senhor.
Atenciosamente,
Pela Coordenação Ampliada da 44ª Romaria da Terra.
Frei Wilson Dallagnol
Comissão Pastoral da Terra do RS
+ Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul
Comments